Roda de Conversa “Os rumos da Educação Pública no Paraná e no Brasil: militarização, privatização e Lei Geral de Universidades”

Carregando Eventos
Este evento já passou.

A Alumni UEL, Associação dos Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina, promove na próxima quarta-feira (31) a Roda de Conversa “Os rumos da Educação Pública no Paraná e no Brasil: militarização, privatização e Lei Geral de Universidades”. O evento, marcado para às 19h30, é on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Associação no Youtube.

Convidados para a atividade, Michelle Fernandes Lima, professora do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE UNICENTRO), mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e com pós-doutorado pela UEPG; Ricardo Normanha, sociólogo, professor e pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp e Lygia Lumina Pupatto, bióloga, docente do Departamento de Biologia Vegetal e Animal da UEL onde também exerceu o cargo de Reitora entre 2002 e 2006; foi vereadora em Londrina e Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2006 – 2010) . A mediação fica à cargo do jornalista, gerontólogo e docente da graduação e pós-graduação em Comunicação da UEL, Régis Moreira. Ele também é articulador da DECO, Entretons e Observatório Nacional de Políticas Públicas e Educação em Saúde.

O objetivo do encontro é debater ações, que na visão da Alumni UEL, têm intenções de desqualificar a educação, delegando a função de governo para empresas com interesses privados ou instituições que não assumem compromisso com o público o que gera um prejuízo da qualidade da educação pública. Em junho, a Associação se manifestou publicamente contra a PL 345/2024 – Programa Parceiro da Escola do Governo do Estado.

No manifesto, assinado pelo Conselho de Articulação Institucional e Relacionamento Comunitário, afirma que “investir na educação é a obrigação primordial dos governos. Sem investimento de qualidade na formação e qualificação de professores, na infraestrutura escolar, na qualidade dos materiais educativos não é possível que a educação avance. A preocupação com a acessibilidade e permanência escolar e a valorização da liberdade dos professores no processo de escolha da melhor forma de promoção e construção do saber são primordiais para que a educação no Paraná ganhe novos contornos. Qualificar e valorizar a educação garante a formação de jovens capazes de combater iniquidades, de se posicionarem contra injustiças sociais, de garantirem condições de vida digna e de construção de um estado e de um país que produz, um país próspero e com desenvolvimento social para todas e todos”. O texto completo está disponível no site da Associação.

Organizado pelo Conselho de Eventos e Mobilização da Alumni UEL e com o apoio da Sisprime Cooperativa de Crédito,  o evento on-line pretende levantar algumas questões relacionadas aos novos e discutíveis modelos propostos para a educação pública e como essas escolhas podem impactar o futuro da nossa sociedade em um futuro muito próximo. O link para a live já pode ser acessado no endereço: https://www.youtube.com/live/E2S71eUx0GA?si=osqoDhkK3nlqzT68

Ir ao Topo