LONDRINA | O TURISMO 

Turismo de Negócios e Eventos

Com base no Ministério do Turismo, alguns dos tipos e formatos de maior representação para o Turismo de Negócios e Eventos são: missões, visitas técnicas, viagens coorporativas, reuniões de negócio, rodadas de negócio, feiras, convenções, congressos, seminários, workshops, conferências e  cursos. Eventos corporativos e viagens de negócios promovem um giro na economia, pois o turista aumenta o consumo de produtos no mercado nacional, além de promover o destino.

A cidade dispõe de centros de convenções e hotéis que são capazes de acolher diferentes tipos de eventos de negócios como congressos, seminários, workshops etc.

Apresentação Turismo em Londrina

Agroturismo


Conceitualmente, agroturismo constitui uma forma amena de promover o desenvolvimento sustentável e de exercer múltiplas atividades no espaço rural, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer as áreas e atividades agrícolas, os produtos locais, a culinária tradicional e a vida cotidiana dos habitantes dessas regiões. Tudo isso sempre respeitando os elementos de civilização e as características autênticas desse espaço, bem como o meio ambiente e a tradição.

Londrina foi reconhecida mundialmente por ser a capital do café nos anos 70. Hoje em dia conta com a mais diversificada agronomia, desde a plantação de grãos, flores, vinícolas e com uma grande gama de frutaria. Além disso, a tecnologia tomou conta do setor. Londrina conta com as maiores marcas de concessionárias de maquinário como os tratores, colheitadeiras, plataformas, tudo o que é necessário para plantio e criações. A região também é muito forte na parte de criação, contando com o ciclo completo, desde de fazendas que fazem o processo de criação e abatedouros e distribuidoras nacionais e internacionais.

Turismo Religioso

Motivados pela fé, milhares de pessoas movimentam o turismo religioso. Cada vez mais pessoas participam de eventos como romarias, missas, cultos, peregrinações entre outros. Hoje, com uma diversidade de religiões e seus milhares de fiéis, a prática religiosa só cresce no país e no mundo.

Londrina conta com igrejas, templos, centros religiosos. Dentre os mais procurados pelo Tripadvisor estão a Catedral de Londrina, o Santuário de Graças Schoenstatt, o Templo Budista Hompoji, a Capela do Divino Espírito Santo, a Mesquita Rei Faiçal e a Capela São Miguel do Arcanjo.

Turismo de Esportes

O conceito de turismo esportivo descreve um segmento constituído por programas e atividades com fins específicos de promover a prática de esportes por amadores ou profissionais, sendo uma atividade tradicional por profissão, no tempo livre ou de férias.

Londrina dispõe de várias áreas para realização de competições desportivas .Entre elas, as mais importantes são:
O Autódromo Internacional de Londrina, idealizado, projetado e construído pelo piloto londrinense Carlos Alberto (Beto) Colli Monteiro, com o apoio dos clubes e uma centena de companheiros e pilotos da região, com recursos da Petrobras, do Município de Londrina e do Governo do Paraná. A história começa em 1964, mas a inauguração só veio em 23 de agosto de 1992. O local foi palco de inúmeras provas nacionais e internacionais: a tradicional prova 500 Milhas de Londrina, Stock Car Brasil e a Fórmula Truck. O local também conta com um kartódromo que recebe competições locais e nacionais.

Dois estádios de futebol: o VGD (capacidade de aprox. 10mil pessoas) e o Estádio do Café (capacidade de aprox. 30.000 pessoas);

Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortês, mais conhecido como Moringão. É um ginásio poliesportivo, localizado na região central da cidade (capacidade para 7,5 mil espectadores). O ginásio foi inaugurado em 1º de outubro de 1972 e, atualmente passa por ampla reforma, servindo também de abrigo para apresentações de shows e formaturas.

Existem, ainda, vários clubes e agremiações esportivas que participam de campeonatos regionais e nacionais. Podemos citar como exemplo: Londrina Esporte Clube, Associação Portuguesa Londrinense, Cincão Esporte Clube, Associação Londrinense de Esportes (time de handebol); além de times de vôlei, basketball, equipes de destaque nos esportes de combate como Jiu-jitsu karatê, taekwondo, entre outros esportes como tênis, tênis de mesa, bocha.

Além disso, a cidade recebe atletas de toda a região para eventos de corrida de rua, mountain bike, ciclismo etc.

Ecoturismo

Ecoturismo ou turismo ecológico é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Londrina e seu entorno contam com áreas como a Mata dos Godoy, o Parque Arthur Thomas, o Salto Apucaraninha etc, além de pousadas rurais onde o turista pode desfrutar do contato com a natureza.

Turismo Gastronomico

O Turismo Gastronômico é composto por atividades que proporcionam experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região.

Londrina tem como parte da sua história ter recebido imigrantes de várias partes de mundo, o que influenciou muito a gastronomia da região. Por aqui, podemos encontrar comidas das mais variadas regiões. A cidade, por ter grandes centros comerciais, conta com grandes praças de alimentação que oferecem produtos das maiores redes de fast food do mundo. Além disso, nos últimos anos ficou comum encontrar vilas gastronômicas com food trucks ou cozinhas em formatos de contêiner, também contando com a mais variada gastronomia mundial.

Cicloturismo

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. Seja em uma aventura curta de um dia ou em uma viagem de longa duração, o cicloturismo tem como objetivo o conhecimento de outras culturas e costumes das cidades visitadas proporcionando só benefícios aos seus praticantes.

Londrina faz parte da Rota Pé Vermelho de Cicloturismo e, completa, tem cerca de 260 km. Começa e termina em Londrina, passando pelas cidades de Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã e Jataizinho e tem duração de cinco a sete dias.

Turismo de Educação

Universidade Estadual de Londrina. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Instituições de ensino também são responsáveis por movimentar o turismo de estudos através de eventos como: palestras, congressos, simpósios, painéis entre outros que movimentam tanto a comunidade quanto interessados de outras regiões.

Segundo o IBGE, citando como fonte INEP Censo Educacional 2008, Londrina possui 288 pré-escolas, 211 escolas de nível fundamental e 67 escolas de nível médio. Quanto às instituições de nível superior, o IBGE cita o INEP – Censo Educacional 2007, onde informa o total de 10 unidades deste tipo no município. Com a instalação de novos polos de ensino à distância, a cidade já conta com 29 centros na modalidade superior.

Entre as principais universidades e instituições de ensino superior situadas no município, está a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Faculdade Norte Paranaense (UNINORTE), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Faculdade de Tecnologia SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), a Faculdade Pitágoras, entre outras.

Turismo de Saúde

Para o Ministério do Turismo do Brasil, o Turismo de Saúde organiza-se em dois tiposturismo de bem-estar e turismo médico-hospitalar (BRASIL, 2010c).

Considerando que os médicos vivem uma constante evolução na descoberta do novo a cada dia, como forma de se manterem atualizados, são promovidos muitos eventos na área médica todos os anos, levando assim muitos a se deslocarem para participarem de eventos em questão. Já por outro lado, temos a expectativa de vida da população que hoje aumentou e muito se deve à conscientização do cuidado com corpo e mente, levando cada dia mais pessoas a buscarem fontes de conhecimento e atividades para a manutenção da saúde.

Londrina conta com diversos centros hospitalares, atendendo em várias modalidades. Os mais conhecidos são: Santa Casa de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Universitário, Hospital Zona Norte e o Hospital da Zona sul, localizado no Parque Ouro Branco, o qual atende toda a região sul da cidade.

Turismo de Lazer

Londrina. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

turismo como forma de lazer possui vários tipos dos diversos gostos, indo dos contemplativos aos esportivos, como turismo cultural e de aventura. Esta modalidade de turismo pode ser praticada em praças, bosques, trilhas, parques etc.

Em Londrina encontramos uma série de locais de lazer que estão listados em nosso site no botão abaixo

O que Fazer em Londrina

Turismo Rural

Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

Londrina, em seu entorno, oferece opções de hotéis rurais e pousadas que proporcionam ao turista vivenciar este ambiente tão típico de nossa região.

Turismo de Aventura

O Ministério do Turismo define a atividade como:

”Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”
Praticar turismo de aventura é uma boa pedida para quem curte adrenalina e, principalmente, o contato com a natureza.

Entre rios, montanhas, corredeiras e cachoeiras, você vai poder testar os limites e se aventurar praticando esportes ou simplesmente explorando a natureza.
Londrina conta com rica área natural com locais para prática de rapel, rafting, trekking, escalada etc.

Turismo de Compra

O turismo de compras ou turismo de consumo é o deslocamento dentro dos padrões turísticos com a motivação ligada às compras.

Londrina, além de estar próxima de grandes polos da indústria têxtil como Cianorte e Apucarana, tem na própria cidade grandes centros comerciais que facilitam a distribuição desses produtos até chegar na mão do consumidor final, normalmente por um preço justo. Isso acaba sendo um atrativo turístico pra cidade que também tem polos comerciais diferenciados como: feiras artesanais, gastronômicas, agropecuárias etc. A cidade também conta com grandes shoppings e mercados como: o Shangri-lá, Prochet; os shoppings Catuaí, Boulevard, Londrina Norte, Royal Plaza. Os shoppings contam com as maiores redes nacionais de produtos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.